Deixando o Jenkins fazer o trabalho manual - Parte 2

Olá pessoal! Depois de alguns dias curtindo uma praia :) , aqui estamos de volta na série de posts sobre Jenkins, você pode conferir o primeiro post da série aqui -> Deixando o Jenkins fazer o trabalho manual .
Neste post vamos executar nossos testes automatizados com o Selenium rodando no Jenkins.

O exemplo no qual irei demonstrar a utilização do Selenium é bem simples, utilizarei o padrão Page Objects juntamente com Java e Maven.

Exemplo: Iremos lançar notas de um Aluno e verificar se o mesmo foi Aprovado, Reprovado ou está em Prova final.

Vamos começar a configurar nossos testes:

Criaremos um projeto Maven e configuraremos o pom.xml.

Agora criaremos uma classe WebDriverFactory.java para criar novos drivers do Selenium, no exemplo vou utilizar apenas o Chrome.

Depois criaremos uma classe chamada de BaseTestes.java.

Analisando a página para lançamento de notas, iremos criar a classe PageLancamentoNotas.java, mapeando os seguintes métodos para os testes da página.

Agora implementaremos os métodos da nossa page.

Agora é a hora de criar os testes.

Neste momento estamos com todos os testes implementados, mas não colocamos nosso "best friend" Jenkins para fazer nosso trabalho manual, para isso, vamos configurar agora o nosso projeto no Jenkins.

Depois vamos configurar no Jenkins um repositório no github para fazer o clone e executar os testes. Lembre-se que no meu caso, a aplicação está executando localhost.

Feito essa configuração é só mandar executar o build.

Podemos configurar para mostrar o resultado dos testes no build.
Feito isto, teremos o resultado da execução dos testes.

Clicando sobre o Test Result Trend, iremos para uma tela onde mostra: Pacote do projeto > Pacote de testes > Classe de teste > Execução dos testes.

Espero que tenham gostado. No próximo post dando continuidade a série, iremos falar de testes mobile utilizando Appium. Até a próxima. Para conferir o código completo do exemplo.

Rafael Chiavegatto

Analista de testes na FPF tech, possui mais de 7 anos de experiência em testes. Conhecimento em metodologias ágeis, automatização de testes, agile testing e da cultura DevOps.

Manaus - Amazonas